Livros
ANATOMIA DA CULTURA

ANATOMIA DA CULTURA
16 x 23 cm, 368 páginas, R$ 37,00 (Editora Palas Athena).

Definir a cultura em seus vários significados é a tarefa a que Aldo Bizzocchi se dedica em seu livro Anatomia da Cultura – uma nova visão sobre ciência, arte, religião, esporte e técnica, obra recém-lançada pela Editora Palas Athena.

Ao utilizar o princípio da busca do prazer como fundamento para distinguir a diferença entre cultura em sentido amplo, ou seja, tudo que é criado pela mente inteligente do homem e transmitido aos seus semelhantes, e a cultura em sentido estrito, ou seja, a forma como interpretamos o mundo que nos rodeia, o autor constrói uma teoria original sobre o universo das práticas culturais. E, ao fazer isso, mostra, numa linguagem acessível, que todas as práticas humanas são motivadas ou pela necessidade ou pela vontade.

O resultado é um abrangente mapa da cultura, em que os territórios das diferentes práticas sociais são delimitados com precisão e rigor e revelam um panorama geral e abrangente de todas as atividades humanas, sejam elas biológicas ou ideológicas, individuais ou sociais, comunicativas ou não comunicativas, utilitárias ou culturais.

Mais do que obter definições e distinções a respeito dos significados do tema abordado, Anatomia da Cultura é uma obra provocadora, que instiga o leitor a buscar uma nova compreensão sobre cultura e civilização.

Voltar