Livros
ANATOMIA DA CULTURA - Quarta-capa

O que é cultura? O que a ciência, a arte, a religião e o esporte têm em comum que ao mesmo tempo não partilham com as demais práticas sociais humanas? Qual é o papel do prazer na constituição da cultura? Qual é a relação entre cultura e comunicação?

É a essas e outras questões que Anatomia da cultura procura responder. Numa linguagem acessível ao público leigo, este livro mostra fundamentalmente que todas as práticas humanas são motivadas ou pela necessidade ou pela vontade. O resultado é um importante e abrangente mapa da cultura, em que os territórios das diferentes práticas sociais são delimitados com precisão e rigor científico.

A partir de uma concepção da existência fundada na fuga da dor e na busca do prazer, Aldo Bizzocchi chega aos conceitos de função pragmática e função hedônica, que constituem o princípio fundador de toda a cultura. Como nas ciências da natureza, este livro mostra que também o universo cultural pode ser descrito e explicado por uma teoria geral, unificadora e, além disso, perfeitamente compreensível.

Voltar