Livros
ANATOMIA DA CULTURA - Release

A CULTURA, SOB A ÓTICA CIENTÍFICA E PRAZEROSA DE ALDO BIZZOCCHI

“Entender a cultura significa, em última instância, entender o que nos torna diferentes dos outros animais, o que nos torna homens”, explica o lingüista e semiólogo Aldo Bizzocchi. A declaração evidencia a importância do ensaio Anatomia da Cultura – uma nova visão sobre ciência, arte, religião, esporte e técnica, que ele acaba de publicar pela Editora Palas Athena. Seu objetivo é descrever a cultura por meio de um modelo efetivamente científico e objetivo, que não se apóie em opiniões ou juízos de valor.

Assim, valendo-se de conceitos básicos da semiótica cultural, Bizzocchi encara a cultura como linguagem e constrói uma teoria original sobre o universo das práticas culturais humanas, a partir da distinção entre cultura num sentido amplo – ou seja, tudo que é criado pela mente inteligente do homem e transmitido aos seus semelhantes – e cultura num sentido estrito, isto é, as atividades voltadas ao espírito, à elevação e ao aperfeiçoamento morais do indivíduo e à preservação dos valores de civilização de um povo.

Considerando ciência, arte, religião e esporte como as atividades que compõem a cultura no sentido estrito, Bizzocchi demonstra que elas existem justamente para preencher o “vácuo” que se forma sempre que os processos de cognição do homem não estão a serviço das necessidades da sobrevivência, mas sim do prazer. Nesse sentido, segundo o autor, uma semiótica da cultura é também uma semiótica do prazer.

Por isso mesmo, aliás, ele não hesitou em sacrificar o rigor da linguagem científica em benefício da clareza e da facilidade de entendimento, proporcionando a qualquer leitor – acadêmico ou não – uma leitura prazerosa. Afinal, como conclui Bizzocchi, “na cultura o prazer é tudo”. Aldo Bizzocchi é doutor em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo professor do Programa de Mestrado em Comunicação na Fundação Cásper Libero e do Curso de Pós-graduação em Lingüística da Unifieo.

Antônio Carlos Olivieri

Voltar